Em destaque

Dão – Portugal

A região do Dão é uma das regiões mais antigas e importantes de vinhos de Portugal!

Repleta de cidades lindas e históricas como Viseu e Santar, é rodeada por serras, entre elas a famosa Serra da Estrela, produtora do delicioso queijo cremoso de ovelha.

Casa de Santar

Ficamos hospedados numa pousada linda e histórica em Viseu , Casa da Torre casadatorreviseu.pt, vale muito a pena a experiência.

Casa da Torre

A cidade de Viseu é um capítulo a parte. Linda igrejas, ruelas históricas, restaurantes charmosos e já foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida em Portugal.

Viseu
Viseu

Em Santar, pertinho de Viseu escolhemos a Casa de Santar Vinhos e fizemos a visita guiada no prédio histórico, vistamos os pontos turísticos na cidade e os lindos vinhedos. Na sequência voltamos à sede para a degustação de 3 rótulos excelentes.

Para agendar visite o site: casadesantar.pt

Cidade de Santar
Vinhedos Casa de Santar Vinhos
Degustação Casa de Santar Vinhos

Quando visitarem Portugal novamente, visite essa região de Enoturismo! Tenho certeza que vão amar! Em breve novos posts sobre essa região.

Em destaque

Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul – Brasil é um dos lugares mais incríveis para o Enoturismo no Brasil e no Mundo. Esse é um post de introdução.

Excelentes hotéis e pousadas, bons restaurantes, experiências de visita e degustação em várias vinícolas e paisagens estonteantes, tornam esse destino imperdível para os amantes das viagens de Enoturismo.

hotel SPA do Vinho – Vale dos Vinhedos – RS

Chamada por alguns de Toscana Brasileira, se for para comparar com alguma região de vinhos do velho mundo que já visitamos, posso dizer que parece muito com a região do Piemonte no Norte da Itália.

Os espumantes da região estão entre os melhores do mundo, e os vinhos brancos, tintos e rosès tem ganhado diversos prêmios nos últimos anos, colocando o Brasil no mapa dos grandes produtores de vinhos da América do Sul e até porque não do mundo?!

A gastronomia tem a grande influência do norte da Itália de onde vieram os imigrantes da região, e é rica e muito saborosa, confort food total!

Capeletti in Brodo da Osteria del Valle

As experiências nas vinícolas são variadas e muito bem organizadas.

Temos visitas guiadas dentro das vinícolas, onde aprendemos sobre o processo produtivo e temos acesso as caves onde os vinhos envelhecem nas barricas de carvalho. Esse tour sempre termina com a melhor parte: Degustação dos vinhos do produtor! Adoro!

Vinícola Cave do Sol – Vale dos Vinhedos

Temos cursos de introdução ao mundo do Vinho, degustações harmonizadas pelos sommeliers e enólogos, passeios entre os vinhedos e até picnic para aproveitar o Sunset!

Degustação harmonizada Queijos e Vinhos na Pizzato

Nos próximos posts vamos contando pra vocês um pouco de cada experiência que já vivenciamos nesse lugar que AMAMOS tanto!!!

Estão preparados?

Alsácia – França

A Alsácia é uma região histórica situada no nordeste da França, na planície do rio Reno. A região esteve sob o controle alternado da Alemanha e da França ao longo dos séculos e o resultado disso é a total influência dos dois países na cultura e gastronomia.

Tarte a l’oignon

Mesmo com tantas disputas, uma coisa na Alsácia sempre foi unanimidade: o seu vinho. Em especial, o branco, tão famoso mundialmente. Quando falamos em Riesling e Gewürztraminer, a primeira associação que se faz é com essa incrível região francesa.

Percorrer a rota do vinho e conhecer suas lindas cidades medievais , seus vinhedos e vinícolas é uma experiência única! Não deixem de visitar as fofas Colmar, Riquewir, Ribeauvillé , Kaysersberg e Eguisheim. Cada uma com seu charme e com ótimas vinícolas no caminho.

Kaysersberg
Ribeauvillé

Estrasburgo, que é uma boa base para visitar a região, merece também no mínimo 2 dias para conhecer o centro histórico, seus pontos turísticos e curtir seus bares e restaurantes. É uma das cidades mais lindas da Europa!

Partindo de Estrasburgo, uma das formas de conhecer a Região é alugar uma bike e explorar as ciclovias que levam até algumas cidadezinhas e pequenas vinícolas da Região. Um passeio imperdível !! Pra quem não tem o hábito de pedalar longos trajetos, vários locais alugam bikes elétricas! Acesse para https://www.facebook.com/cafevelo.lemaquis/

estrasburgo

Uma das vinícolas que visitamos na cidade de Riquewir foi a Domaine Dopff Au Moulin, que faz excelentes Crèmants(espumantes) e vinhos brancos das uvas da região como: Riesling, Pinot Blanc e Pinot Gris. A visita e degustação são gratuitas e de lá podemos seguir a pé até a cidade que é linda também! Para mais informações: https://www.dopff-au-moulin.fr/en/our-estate/visits-and-tastings/

Vinícola Dopff Au Moulin
riquewir

É ou não é uma região encantandora para os amantes do Enoturismo no Mundo?

Deixe sua dúvida e seu comentário que teremos grande prazer em ajudar!

Champagne Taittinger

A Região de Champagne na França é o destino perfeito para os amantes dessa bebida espetacular que produz borbulhas de felicidade: O Champagne!

Reims e Epernay são as cidades onde estão localizadas as grandes Caves e Maisons produtoras de Champagne.

Reims ainda abriga importantes monumentos para a história do mundo e da França, mas esse será assunto de um outro post! 😉

WINE BAR EM FRENTE A NOTRE DAME DE REIMS

Hoje vamos compartilhar nossa experiência na Champagne Taittinger!

Localizada a 900 metros da estação Central de Reims, a sede da Taittinger é de fácil acesso para quem vem de um bate e volta de trem de Paris.

É uma empresa familiar adquirida pela família Taittinger em 1932.

Optamos pela visita e degustação L’Instant Millésimé, que inclui visita as caves históricas e degustação de duas taças de champagne: uma taça de Brut Resérve e uma taça de Blanc de Blancs. Custou 33 Euros e é recomendável reservar pelo site(link abaixo).

Iniciamos a visita descendo 18 metros de escadas para chegar as caves históricas da época romana. No século XIII os monges já produziam champagne na Abadia de Saint Niçaise, onde ainda podemos ver ruínas preservadas dessa época.

Caves históricas da Champagne Taittinger

Após conhecer os impressionantes corredores subterrâneos onde o champagne é produzido, partimos para a hora mais desejada: a degustação dos grandes rótulos!

DEGUSTAÇÃO TAITTINGER

Durante a degustação ficamos numa área charmosa, onde já podemos ir escolhendo algumas garrafas para comprar! As garrafas são a partir de 35 Euros, vale muito a pena!

Adoramos os dois rótulos que degustamos gostamos muito dos dois, mas nosso preferido foi a Blanc de Blancs, que é impecável!

Degustando com a vista para o lindo jardim na Taittinger

Reims e toda a região de Champagne é um destino imperdível para o Enoturismo. Em breve conto mais!

Site Taittinger: https://www.taittinger.com/es/visitar

Piemonte Itália

Localizada no Norte da Itália essa é a região dos aclamados vinhos Barolo e Barbaresco, ambos produzidos com a uva Nebbiolo, a grande jóia desse terroir tão especial. Esse é um post de introdução a essa região.

Uma excelente opção para fazer base e conhecer as cidadezinhas e as vinícolas da Região, é Alba, uma cidade bem centralizada, com uma rica gastronomia e ruelas lindas para passear e fazer compras de vinhos e iguarias da região. Indico pelo menos 3 noites na Região para conhecer tudo que tem a oferecer.

CENTRINHO DE ALBA A NOITE

A gastronomia rica do Piemonte tem as trufas brancas e as carnes como base dos principais pratos. O Agnolini in plin (massa recheada de carne) ou o Tajarin al tartufo (talharini fresco com trufas brancas) e o Vitello tonnato (rosbife com patê de atum) são pratos imperdíveis para degustar.

TAJARIN AL TARUFO BIANCO

As cidades medievais do Piemonte são um banho de beleza e história. Algumas que precisam estar no roteiro: Barolo, Barbaresco, Serrlunga D’ Alba, Neive e Monforte Alba. Todas tem vinícolas incríveis nos arredores ou dentro da cidade, construções históricas e lindas paisagens .

CIDADE DE BAROLO
CIDADE DE MONFORTE ALBA
CASTELO DE GRINZANE CAVOUR

Para completar essa maravilhosa viagem de Enoturismo, não podiam faltar as experiências nas vinícolas e nas Enotecas Regionales das cidades, localizadas em construções históricas, oferecem degustações dos principais produtores do Piemonte.

Algumas vinícolas excepcionais: Fontanafredda e Antiche Cantine Marchesi di Barolo.

BARRICAS DA MARCHESI DI BAROLO
PARREIRAS PRONTAS PARA A COLHEITA NA FONTANAFREDDA

As Enotecas Regionales também são experiências imperdíveis para conhecer os vinhos e degustar excelentes rótulos.

ENOTECA REGIONALE DEL BARBARESCO, LOCALIZADA NUMA IGREJA
ENOTECA REGIONALE DEL BAROLO, LOCALIZADA NUM CASTELO

Esse foi um post de introdução, temos muitas fotos e conteúdo do Piemonte para compartilhar com vocês! Fiquem ligados nos próximos posts!

Nossa paixão pelo Enoturismo!

Olá, sou Bárbara Mendes, a Babi, casada com o Guilherme e juntos somos apaixonados por viagens e por vinhos!

Sunset no Vale dos Vinhedos – RS – Brasil

Iniciamos nossa jornada em 2006 quando fizemos nossa primeira viagem de Enoturismo para o Vale dos Vinhedos – RS .

De lá pra cá já voltamos muitas vezes e não paramos mais!

Já fizemos várias viagens de Enoturismo pelo Mundo e temos muitas ainda na lista para conhecer nos próximos anos!

Algumas delas foram: Mendoza na Argentina, Vale do Colchagua no Chile, Rioja na Espanha, Toscana na Itália, Serra de Santa Catarina no Brasil, Vale do Rio Reno na Alemanha, Douro em Portugal, Champagne na França, Piemonte na Itália, Serra da Mantiqueira no Brasil, Alsacia na França, Alentejo em Portugal, e Região do Vinho Verde em Portugal.

Adega Cartuxa – Alentejo – Portugal

Temos uma página no Instagram: @enoturismonomundo e um canal no youtube: Enoturismo no Mundo.

Vamos compartilhar aqui, dicas, roteiros, bons vinhos e experiências únicas com vocês!

Vamos com a gente?

Quinta do Crasto – Vale do Douro

A Quinta do Crasto no Vale do Rio Douro é um daqueles destinos que todo mundo deveria conhecer antes de morrer!

Com um cenário de tirar o fôlego, é a Quinta com a vista mais linda que visitamos na nossa viagem de Enoturismo pelo Douro.

Quinta do Crasto – Vale do Douro – Portugal

Os primeiros registros conhecidos da Quinta do Crasto e a sua produção de vinhos datam de 1615! Hoje sob a gestão da família Roquette produz excelentes rótulos de vinhos brancos, tintos e vinhos do porto premiados e para todos os bolsos.

A nossa experiência de Enoturismo foi completa!

Iniciamos a visita standard de Enoturismo à Quinta do Crasto nas renovadas adegas de vinificação, passando pela cave das barricas, onde os vinhos superiores amadurecem. Conhecemos a Vinha Maria Teresa, uma das vinhas mais emblemáticas da Quinta do Crasto, onde é feita uma breve descrição dos métodos de vinicultura.

Quinta do Crasto – Vale do Douro – Portugal

Visitamos o laboratório, onde são realizados os controles de qualidade de todos os vinhos e terminamos na Casa Centenária, local onde é realizada a degustação de cinco vinhos (Crasto Branco, o Crasto Tinto, Crasto Superior, Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas e, por fim, o tradicional Vinho do Porto). Como o dia estava lindo, a Joana que nos recepcionou super bem , nos acomodou na varanda com essa vista incrível!

A duração da visita é de aproximadamente 90 minutos( mas a vontade é de ficar lá a vida toda! rsrsrsr) e custa 29 Euros.

Quinta do Crasto – Vale do Douro – Portugal

Para a visita e degustação não esqueça de reservar pelo email: enoturismo@quintadocrasto.pt. Site abaixo:

Enoturismo