Localizada no Norte da Itália essa é a região dos aclamados vinhos Barolo e Barbaresco, ambos produzidos com a uva Nebbiolo, a grande jóia desse terroir tão especial. Esse é um post de introdução a essa região.
Uma excelente opção para fazer base e conhecer as cidadezinhas e as vinícolas da Região, é Alba, uma cidade bem centralizada, com uma rica gastronomia e ruelas lindas para passear e fazer compras de vinhos e iguarias da região. Indico pelo menos 3 noites na Região para conhecer tudo que tem a oferecer.

A gastronomia rica do Piemonte tem as trufas brancas e as carnes como base dos principais pratos. O Agnolini in plin (massa recheada de carne) ou o Tajarin al tartufo (talharini fresco com trufas brancas) e o Vitello tonnato (rosbife com patê de atum) são pratos imperdíveis para degustar.

As cidades medievais do Piemonte são um banho de beleza e história. Algumas que precisam estar no roteiro: Barolo, Barbaresco, Serrlunga D’ Alba, Neive e Monforte Alba. Todas tem vinícolas incríveis nos arredores ou dentro da cidade, construções históricas e lindas paisagens .



Para completar essa maravilhosa viagem de Enoturismo, não podiam faltar as experiências nas vinícolas e nas Enotecas Regionales das cidades, localizadas em construções históricas, oferecem degustações dos principais produtores do Piemonte.
Algumas vinícolas excepcionais: Fontanafredda e Antiche Cantine Marchesi di Barolo.


As Enotecas Regionales também são experiências imperdíveis para conhecer os vinhos e degustar excelentes rótulos.


Esse foi um post de introdução, temos muitas fotos e conteúdo do Piemonte para compartilhar com vocês! Fiquem ligados nos próximos posts!